Especial quarentena divertida: tintas e massinhas comestíveis

Tintas
Foto: divulgação

O Maternidade Moderna foi atrás de algumas receitas de tintas e massinhas que não fazem mal se forem ingeridas.

Com mais de um mês em isolamento social, o grande desafio das mães é criar atividades com os pequenos, para melhor enfrentar o período dentro de casa. Com o tempo as ideias vão acabando.

Mas não tema, o Maternidade Moderna vai te ajudar com um especial “Quarentena Divertiva”.

Vamos buscar uma série de atividades que você possa fazer com os pequenos, e vale de tudo: receitas, artesanato, atividades interativa e muito mais.

Hoje vamos de tintas e massinhas de modelar comestíveis.

A nutrichef Eliane Kina ensina a fazer tintas comestíveis.

A ideia de criar tintas naturais à base de vegetais surgiu na escola de sua filha Emily, onde Eliane Kina dá aulas de culinária e nutrição para crianças. “Queria ajudar os pequenos a entenderem a importância de comer colorido. Através dessa atividade demonstro que as cores dos alimentos ajudam a limpar e nutrir nosso corpo”.

Vamos ao passo a passo?

Tinta comestível

Ingredientes:

1 pedaço de vegetal de cor forte (pode ser cenoura, espinafre ou beterraba)
Água até conseguir bater no liquidificador ou no processador de alimentos

Modo de preparo:

  1. Bata o vegetal até virar um líquido grosso e homogêneo. Não precisa peneirar.
  2. Pegue uma folha, faça o desenho com lápis e pinte.
  3. Deixe o papel secar e depois coloque em um lugar que lembre a criança o quanto é bom comer colorido!

Dica: Faça com os vegetais que desejar e mostre o quanto a atividade é legal! Divirta-se!

A segunda receita é de massinha de modelar, sugerida pela Omo. Veja o passo a passo

Massinha de modelar

Ingredientes:

1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres de sopa de óleo
Corante alimentício

Modo de preparo:

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.

Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.

Veja também:

Acompanhe as notícias do Maternidade Moderna também nas redes sociais.

Voltar a página inicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui