Opções financeiras para pagar a faculdade dos filhos

Custos com faculdades
Veja como planejar para pagar a faculdade do seu filho. Foto Freepick.

Ainda que a preferência seja por uma faculdade pública nem sempre o ingresso é possível. 

Para a maioria das famílias brasileiras, a prioridade é poder garantir que os filhos tenham um diploma universitário. Ainda que a preferência seja por uma universidade pública, por conta da qualidade e do reconhecimento que esta tem, nem sempre o ingresso é possível. 

Fato é que para conseguir uma vaga em uma graduação pública são necessários muitos anos de dedicação aos estudos. Além de uma soma expressiva com cursinhos preparatórios e professores particulares. Por isso, muita gente acaba desistindo da faculdade “gratuita” e buscando uma universidade privada. 

Felizmente, o Brasil dispõe de ótimas universidades particulares apesar dos altos valores das mensalidades. O único problema é que muita gente não tem condições de fazer esse investimento, já que às vezes são necessárias viagens, morar em outra cidade, aquisição de materiais de apoio e dentre outros gastos. Se você está quebrando sua cabeça de como fará para pagar a faculdade do seu filho, seja solicitando um empréstimo pessoal ou recorrendo ao financiamento estudantil, preparamos esse artigo com várias dicas de como se organizar para poder bancar esse sonho. Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre tornar isso uma realidade!

Por que pensar na faculdade dos filhos ainda cedo?

Algo muito recorrente nos filmes e séries hollywoodianos são os pais preocupados com a faculdade dos filhos. Isso reflete o costume de economizar dos americanos, até antes do nascimento da criança, para que o filho possa frequentar uma universidade de qualidade. 

Então, a partir do momento que você se organiza para esse alto investimento, a probabilidade de você ter o dinheiro lá no futuro é muito maior do que deixar para cima da hora. 

A nossa dica é abrir uma poupança e começar a depositar o valor que você puder todos os meses – procure ter uma quantidade mínima. Esse dinheiro jamais deverá ser sacado dessa conta.  

Por onde começar

Se ainda assim, você tem dúvidas como iniciar esse fundo para pagar a faculdade do seu filho, siga nossas direções.

Defina o objetivo financeiro

Qual é o objetivo para você abrir esse fundo de reserva? Normalmente é poder pagar uma universidade de qualidade para o seu filho. Então, mantenha-se concentrado nessa meta já que ela será seu guia de jamais perder o foco do objetivo inicial.

Trace um plano de ação

Agora você deve estar se questionando: como vou conseguir ter esse dinheiro a mais para depositar no fundo de estudos do meu filho? A resposta é simples, assim como ter uma meta financeira é importante traçar como você alcançará esse objetivo.

Você pode guardar um pouco de dinheiro todo mês, como já citamos acima; caso tenha bens, reavaliar se não existe algo que você possa vender ou, ainda, reduzir despesas ou eliminar gastos supérfluos.

Busque renda extra

Uma outra forma de você conseguir ter um dinheiro a mais é buscar uma renda extra. Existem muitas opções de coisas que podem ser feitas para ter aquele dinheiro a mais, como:

  • Caso você tenha dotes culinários, que tal cozinhar e vender esses quitutes para conhecidos?
  • Você tem conhecimento de sobra em uma área e adora passar para as pessoas: dar aulas particulares pode ser uma ótima opção;
  • Já pensou em prestar consultoria na sua área profissional?

Seu closet está abarrotado de roupas com etiquetas ou seminovas? Por que não montar uma loja online com seus desapegos?

Opções financeiras para a faculdade dos filhos

Existem, também, outras opções financeiras de como você conseguir pagar a faculdade dos seus filhos. Procure ler com atenção e compreender aquela que tenha mais a ver com seu perfil econômico.

Planejamento a longo prazo

Quando falamos de um planejamento a longo prazo é sobre ter um fundo de reserva que ficará anos apenas recebendo “crédito” e só deverá ser sacado para uma meta pré-estipulada inicialmente.

Nesse caso, a nossa sugestão é pela poupança, que apesar de ser um investimento conservador, é a melhor opção para esse tipo de objetivo.

Investimentos em renda fixa

Há opção de aportar seu dinheiro em aplicações de renda fixa, com prazos longos para resgate, como: títulos públicos, CDB, RDB e até fundos atrelados ao CDI. 

Você pode pensar em outras opções atraentes de investimento no mercado e que defendem o seu valor aplicado de variações inflacionárias, com ganhos consistentes e segurado pelo FGC (Fundo Garantido de Crédito) até o valor de R$ 250 mil.

Financiamento estudantil

Uma ótima opção para quem tem boas notas no ENEM é tentar o financiamento estudantil público, como o FIES. Mas a sua família deve atender aos pré-requisitos de renda para poder ter acesso a esse financiamento. 

Além disso, existem outros dois tipos de financiamento estudantil:

  • Financiamento estudantil privado: funciona da mesma forma que um empréstimo. Basta contratar o serviço e você receberá o dinheiro para pagar a sua faculdade;
  • Financiamento estudantil bancário: o pré-requisito principal é ser correntista do banco.

Home equity

O home equity, mais conhecido como refinanciamento de imóvel, é uma modalidade de empréstimo pessoal em que a sua casa seria usada como garantia de pagamento. Para ter a concessão desse empréstimo online você precisará da alienação fiduciária, que é realizada como requisito para a assinatura do contrato. O imóvel é transferido para a instituição financeira até que o tomador do empréstimo pessoal quite a dívida.

Organização é tudo

ndependente de qual for a sua escolha, procure o quanto antes organizar as suas finanças para reservar um dinheiro para pagar a faculdade dos seus filhos. Ainda que você precise recorrer a um empréstimo pessoal ou a um financiamento estudantil mais para frente, com uma quantia guardada, ficará mais fácil quitar qualquer pendência.

Você concorda com essa afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Banner Comportamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui