Festas de fim ano: veja o que as gestantes podem e devem comer na ceia

    Ceia de Natal para gestantes
    Foto ilustrativa

    Veja as dicas de alimentos que trazem benefícios para as gestantes nas ceias das festas de fim de ano.

    Com as festas de fim de ano, a ceia é uma tentação, repleta de comidas que podem ou não trazer benefícios à gestante.

    A recomendação é que as futuras mamães deem preferência para um cardápio que contribua para nutrição da mãe e do feto.

    “Alimentos ultraprocessados devem ser evitados, como embutidos (peito de peru defumado e tender, por exemplo), pois são concentrados em sódio e podem aumentar a pressão arterial e causar edemas”, explica Graziela Siqueira, nutricionista materno infantil da Perinatal.

    Já as frituras devem ser substituídas por assados e refogados. Outra preocupação são os doces muito confeitados, que possuem muito açúcar refinado e só confere energia sem valor nutricional importante.

    É mais vantajoso optar por água com ou sem gás na hora das refeições, ao invés de consumir bebidas muito açucaradas, como refrigerantes e sucos de caixinha. “Ter equilíbrio é fundamental. Durante as festas devemos manter nosso padrão alimentar saudável. As gestantes, principalmente, que são mais suscetíveis a enjoos, ingestão lenta e constipação”, destaca a nutricioista

    Por isso, a  nutricionista Graziela Siqueira, separou dicas para as grávidas não passarem vontade nesse tempo de festas:

    Carne de peru

    Por ser uma proteína magra, rica em vitamina B6, é uma excelente opção para a saúde cerebral do bebê. Possui zinco e selênio, minerais fundamentais para imunidade e combate aos radicais livres, respectivamente.

    Além disso, contém triptofano, conferindo bem-estar ao binômio mãe-bebê. Mas é importante evitar as versões processadas, como defumadas – por conter muita quantidade de sal e aditivos químicos.

    Oleaginosas

    As oleaginosas são bastante consumidas nessa época do ano. As nozes são fontes de ômega 3, importante para o desenvolvimento neurológico e visual do bebê. Já as amêndoas possuem vitamina A – benéficas para visão, imunidade e desenvolvimento ósseo; vitamina E – potente antioxidante; magnésio – fundamental para diversos processos metabólicos desta fase e fibras, indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e controle glicêmico nas gestantes.


    Frutas vermelhas

    Possuem compostos bioativos agindo como antioxidantes, anti-inflamatórios naturais e são fontes de minerais como cálcio e ferro, indispensáveis em todo processo gestacional.

    Lentilha

    São muito utilizadas nas festas de fim de ano, principalmente no Reveillon. É uma leguminosa rica em proteína vegetal, fibras e baixo teor de gordura. Versátil, pode ser inserida em diversas preparações, conferindo maior densidade nutricional à diversos pratos.

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