Dia do hambúrguer: confira receitas fáceis e deliciosas

Hambúrguer
Foto ilustrativa.

Qual é o seu hambúrguer favorito?

Hoje, 28 de maio, é o Dia Mundial do Hambúrguer. Popularizado em todo o planeta após a Primeira Guerra Mundial, período em que o prato começou a aparecer frequentemente em revistas e quadrinhos norte-americanos, o hambúrguer já conquistou os brasileiros.

Basta ver como os fast foods e as hamburguerias estão sempre cheios. Mas você conhece os pratos com hambúrguer mais famosos em todo o mundo? O OiMenu, startup de cardápios digitais, listou sete deles, confira:

  • Americano: feito com um disco de carne mais alto, de mais ou menos 160g. Tradicionalmente, utiliza-se ketchup, alface, picles, tomate e cebola.
  • Cheeseburger: popular no estado americano de Michigan, é composto por pão, carne e queijo, mas tem também a variante com bacon. Deu origem à versão brasileira “X-Burguer”.
  • Smashburger: são feitos com dois ou três discos de carne finos e esmagados na chapa, que ficam mais crocantes e bem passados.
  • Slider Burger: mais conhecido como mini-hamburguer, consiste em uma porção com 4 ou 5 pequenos hambúrgueres tradicionais.
  • Juicy Lucy: nome dado aos hambúrgueres recheados com queijo que, quando mordidos, derretem entre o pão e os dedos.
  • Australiano: comum no seu país de origem, leva beterraba, abacaxi e ovo.
  • Vegano: a variação é feita de hambúrguer vegetal, como soja ou ervilha, para substituir a carne animal, além de não ter nenhum outro ingrediente de origem animal.

Agora vamos a parte mais saborosa da matéria: com a ajuda de várias empresas brasileiras, o Maternidade Moderna separou algumas receitas para você encarnar o mestre-cuca. Vem conferir:

Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas

Foto: Tirolez

Ingredientes:
Para o molho:
4 colheres (sopa) de ketchup
½ colher (sopa) de molho de mostarda
1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel
1 pitada de sal
1 cebola
1 colher (chá) de azeite
2 colheres (chá) de aceto balsâmico

Para o hambúrguer:
300 g de patinho moído 2 vezes
300 g de acém moído 2 vezes
Sal e pimenta-do-reino
200 g de Queijo Reino Tirolez fatiado

Modo de preparo:

Prepare o molho:
– Faça uma mistura com o ketchup, com o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal.
– Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem. Reserve para a montagem do lanche.

Prepare o hambúrguer:
– Coloque o patinho e o acém moídos em uma tigela e amasse bem até que formem uma única massa. Separe em 4 porções e faça bolinhas. Achate as bolinhas com as mãos e acerte as bordas com os dedos para formar os hambúrgueres.
– Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver bem quente, unte com um fio de óleo e tempere a superfície dos hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino. Doure-os de um dos lados, vire-os com uma espátula e divida sobre eles as fatias de queijo reino Tirolez. Abafe com uma tampa e deixe os hambúrgueres terminarem de dourar e o queijo derreter (cerca de 3 minutos).
– Sirva acompanhado do molho de cebola, de uma salada de folhas e de chips de batata, ou monte um lanche combinando os hambúrgueres com alface americana, tomate, maionese e pão preto ou branco. Experimente também com pão australiano.

Rendimento: 4 hambúrgueres
Tempo de Preparo: 40 minutos

Crunch páprica onion Burguer

Foto: Chef Borba

Ingredientes
180g acém moído
Pão de Hambúrguer
3 Cebola grandes
Manteiga
1 colher de café Páprica picante
1 colher de mostarda
3 ovos caipira
2 fatias de bacon
Molho Barbecue
Flor de sal
Pimenta do reino
1 lata de Heineken
3 xícaras de chá de farinha de trigo

Modo de preparo: 

Tempere o Burger com a flor de sal e a pimenta-do-reino a gosto. Com as próprias mãos molde um hambúrguer de 150 gramas com acém moído. Leve ao freezer por aproximadamente 15 minutos. Reserve.

Em um bowl adicione a lata de cerveja, os três ovos, mostarda, sal e a pimenta do reino. Emulsione tudo com ajuda de um fouet. Aos poucos adicione uma xícara de farinha de trigo. Corte as cebolas em rodelas com aproximadamente 1 a 3 cm de espessura. Adicione as cebolas e deixe as submersas por aproximadamente 15 minutos na geladeira. Em uma travessa adicione as outras duas xícaras de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Por fim, a páprica picante e mexa tudo com o garfo. Retire as cebolas da massa empane na farinha uma a uma, delicadamente com a ajuda de um garfo. Frite as cebolas em uma frigideira com óleo até que fiquem douradas e crocantes. Reserve.

Leve as tiras de bacon para grelha virando as até que fiquem douradas e crocantes. Leve o Burger na brasa até o ponto desejado. Adicione uma fatia de queijo processado e com ajuda de um maçarico derreta o queijo na própria grelha. Enquanto a carne descansa, faça um pão na chapa com a manteiga e o pão de hambúrguer. Isso ajudará que o sangue da carne não destrua o pão e dará mais sabor ao Burger.

Finalização: passe o molho barbecue no pão acomode o Burger com queijo e os dois strips de bacon, 4 rodelas de onion rings, adicione dois fios de mel de laranjeiras e por fim feche com a tampa do pão.  Sirva com com mais onion rings.

Dica do chef: Peça para o seu açougueiro adicionar 30% de gordura do peito junto ao acém. essa porcentagem entre gordura e carne magra o resultado será um hambúrguer perfeito. Peça para que utilize a peça de moagem número 03. Para um bacon crocante e sequinho pode ser feito no micro-ondas com papel toalha em alta potência 3 minutos de cada lado     

Rendimento: 1 hambúrguer
Tempo de Preparo: 20 minutos

Hambúrguer de Soja

Foto: Camil

Ingredientes
2 xícaras (chá) de Soja CAMIL cozida
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 unidade de cebola média picada
2 unidades de dente de alho picado
2 colheres (chá) de sal
Pimenta-do-reino em pó a gosto
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
1/2 unidade pequena de Cenoura ralada grossa
Óleo para untar

Modo de preparo:

Em um processador coloque a Soja CAMIL cozida e bata até ficar homogênea. Em uma tigela, adicione a farinha, a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o cheiro-verde e a cenoura e misture até formar uma massa homogênea.

Divida a massa em oito porções e modele em formato de hambúrguer. Reserve na geladeira por 30 minutos.

Em uma frigideira untada com óleo, grelhe em fogo médio os hambúrgueres até dourarem levemente. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 1h20 minutos

Cheeseburgers picantes

Foto: Vigilantes do Peso.

Ingredientes
480 g de acém sem gordura moído
1½ c.c. Pimenta chili em pó
½ c.c.sal
2 fatia(s) queijo mozarela light
4 unidades, divididos ao meio e tostados, de pão de hambúrguer
¼ unid. cebola em fatias finas
1 unid. peq de tomate em fatias finas
4 folha(s) de alface lisa

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a carne, a pimenta e o sal. Faça 4 hambúrgueres de 1 cm de espessura.

Em um grill ou frigideira, borrife óleo em spray e aqueça sobre fogo médio. Coloque os hambúrgueres no grill e cozinhe até que a parte de baixo esteja no ponto, por cerca de 4 minutos. Vire os hambúrgueres, adicione o queijo por cima, e cozinhe até que o queijo esteja derretido por cerca de 5 minutos mais.

Sirva os hambúrgueres no pão com cebola, tomate e alface.

Fonte: Vigilantes do Peso

Tempo de preparo: 19 minutos
Rendimento: 4 porções

Veja também:

Acompanhe as notícias do Maternidade Moderna também nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui