Ceia de Natal: veja dicas de opções saudáveis para bebês e crianças

Opções de alimentação saudável para o Natal dos pequenos
Dá para oferecer opções saudáveis para os pequenos. Foto: Freepik

É preciso estar atento para oferecer uma opção saudável para bebês e crianças na ceia de Natal.

Espírito natalino no ar e com certeza você já está pensando no cardápio, afinal a data é sinônimo de fartura e variedade de alimentos e bebidas. Mas como garantir uma alimentação saudável na ceia de Natal para crianças e bebês?

O assunto é muito sério e é preciso estar atento aos tipos de refeições da ceia e aos males ao organismo dos pequenos nessa data especial.

De acordo com Suellen Fernandes, pediatra do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, (HMIB), existem cuidados e comidas mais adequadas para alimentação dos bebês e crianças. Esses cuidados são importantes e ajudam a aproveitar melhor o período natalino com atenção a cada fase infantil.

“Na ceia de Natal, com tantas refeições os pais podem ter dificuldade em resistir e oferecer muitas comidas aos filhos. É preciso ter cuidado com a quantidade, também com os tipos de alimentos, horários das refeições e atenção aos ingredientes devido possíveis reações alérgicas”, ressalta a especialista.

Confira as dicas de alimentação para cada faixa etária:

Recém-nascidos e bebês até 6 meses

Para os bebês com menos de seis meses, o ideal é manter a amamentação exclusiva e por livre demanda, e evitar água ou chás misturados ao alimento, pois muda a composição do leite humano.

“O leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber, pois garante todos os nutrientes que ele precisa. No caso de dificuldades no aleitamento materno a mãe deve procurar o pediatra antes de introduzir qualquer outra alimentação nessa idade”, destaca Suellen.

Bebês de 6 meses até 1 ano

De acordo com a nutricionista do HMIB, Simone Sakairi, a alimentação, principalmente no primeiro ano, é fator determinante na saúde da criança e na formação da sua imunidade. A amamentação continua, mas a introdução alimentar pode começar com alimentos pastosos e água.

“Para o Natal, papinhas de peru ou sopinha com chester desfiado é uma ótima sugestão, em quantidades pequenas, entre 100 a 200ml, mas é preciso ter atenção com os temperos, preferir in natura, e retirar as gorduras antes da preparação. E atenção aos sinais de fome do bebê devido o horário da ceia ser diferente do habitual”, explica.

De 1 a 2 anos

A partir de 1 ano pode ser acrescentada uma sobremesa ao prato do bebê, mas é preciso evitar o açúcar. “Com damasco, uva passa, ameixa e maçã por exemplo, os pais podem criar papinhas doces, saladas de frutas amassadas ou sucos. São alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais, e auxiliam no crescimento”, afirma a nutricionista.

A partir de 2 anos

Nessa fase de desenvolvimento humano é influenciada por fatores nutricionais e metabólicos, que contribuem para a saúde até na vida adulta. A criança desenvolve, ainda mais, a capacidade de selecionar os alimentos a partir de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas.

“Podemos introduzir nessa idade as oleaginosas em pedaços pequenos, evitando riscos de engasgamento. Fazer um prato bem colorido com frutas diferenciadas, arroz colorido, salada triturada, uma proteína desfiada para auxiliar na mastigação e um suco, pois são alimentos com vitaminas, ferro, cálcio e demais nutrientes”, indica a nutricionista.

Já Suellen acrescenta que a ceia do Natal pode trazer diversidade e criatividade para o momento da celebração. Além de compor uma relação dos nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança, os pais podem garantir a diversão com a imaginação.

“Se por um lado os pais podem evitar refrigerantes, frituras, doces em excesso, conservantes, embutidos e enlatados, por outro lado, podem aproveitar legumes, verduras e frutas para criar desenhos e decorar os pratos para as crianças, aproveitando o colorido do Natal”, destaca.

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