Brincadeiras estimulam a coordenação e imaginação das crianças

Brincadeiras para desenvolvimento motor e da criatividade
Veja as dicas de atividades para desenvolvimento motor e criatividade. Foto criada por senivpetro / Freepick

São quatro brincadeiras para desenvolver a coordenação e dar asas a imaginação.

A quarentena continua a todo vapor e a criatividade dos pais vai acabando com o passar dos dias. Por isso, nós do Maternidade Moderna, estamos sempre em busca de atividades para ajudar nesta jornada. Hoje vamos sugerir brincadeiras para ajudar na coordenação e imaginação das crianças.

De acordo com a educadora e neuropedagoga Luciana Araújo, o período escolar primordial para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual das crianças na primeira infância (do nascimento até os seis anos), foi adiado devido à pandemia e o isolamento, e muito se perdeu ao longo de todo o ano. 

“Nessa fase da vida, a criança está receptiva e em alerta devido ao intenso desenvolvimento neural, por isso, o brincar é sem dúvida a maior e melhor experiência orgânica para cuidar da sua educação integral”, aponta Luciana.

Por isso indicamos quatro brincadeiras recomendadas pela educadora, que contam com materiais práticos e acessíveis. Além de divertias, as brincadeiras usam métodos educativos. Vem conferir:

Varal da Infância

Você vai precisar de:

papel;
lápis;
algodão;
tinta;
cordão;
pegador.

A ideia é que você, com seus filhos, façam desenhos sobre a infância, a vida, a escola ou amigos da criança. Vale usar os materiais que desejar, como algodão e tinta, por exemplo.

Depois de pronto o desenho, a criança e o responsável devem procurar um local na casa para montar com o cordão um varal com os pegadores que irão segurar as artes da criança pendurada  como uma verdadeira exposição.

“Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina das crianças por meio da utilização de materiais que exigem precisão, foco e concentração. Além disso, estimula a criatividade da criança que irá participar da sua própria criação e construção do início ao fim. Por fim, a exposição das obras irá contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança, expressividade e do ajuste das emoções da criança”, explica Tia Lu.

Natureza Linda

Foto: Pinterest

Tem garrafas pets vazias em casa? Então lave-as bem, corte-as no meio e use-as como vasos para atividades de jardinagem com os pequenos.

Com as crianças você pode construir recipientes decorados e montar um lindo jardim com muita criatividade.

Depois, juntos, devem adubar a terra e escolher as sementes para plantar. É uma atividade contínua em que os dois vão continuar cultivando e nutrindo diariamente, acompanhando movimento de prosperidade natural do que foi plantado. Dependendo da semente escolhida, é possível até colher e plantar novamente.

Mãos em ação

A argila será utilizada nessa atividade que poderá ser direcionada pelos pais de forma livre ou contextualizada, trazendo um olhar pessoal dentro do que a criança está vivendo em sua realidade

Algumas sugestões de modelagens são de animais, corpo humano, formas geométricas, casas, brinquedos, escola, amigos, família, casa, reconstrução de itens de casa, objetos decorativos, jogos, alimentos, podendo modelar também todos os elementos presentes na natureza. 

“As habilidades manuais nessa fase tem uma importância especial, já que segundo o filósofo e educador Rudolf Steiner, as mãos ‘os olhos do sistema rítmico’. Essa brincadeira, apesar de simples, promove a movimentação dos pequenos músculos das mãos, fortalecendo suas estruturas internas e externas. Além disso, ativam sinapses nervosas diferentes de forma saudável e natural na criança”, complementa a educadora.

Dedoches

Foto: Pinterest

Aqui a imaginação é o protagonista da brincadeira. As atividades com dedoches partem da construção de personagens e objetos que irão ajudar as crianças e os responsáveis na construção de histórias.

Com materiais livres e que sejam de fácil acesso em sua casa, a confecção é de acordo com a imaginação e criatividade de cada um ajudando no desenvolvimento da coordenação motora fina da criança.

Veja também:

Acompanhe as notícias do Maternidade Moderna também nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui