Brincadeiras antigas ainda são as favoritas da criançada

    Brincadeiras Antigas
    Amarelinha é uma das mais tradicionais brincadeiras. Foto: divulgação

    Além de divertidas, as brincadeiras antigas ajudam no desenvolvimento da criança.

    Responda rápido: qual era a sua brincadeira favorita quando era criança? Aqui a Amarelinha ganha disparado. Outra pergunta: seus filhos conhecem as brincadeiras antigas?

    Se sua resposta for não, talvez você deve mostrar aos seus filhos como brincava quando era criança. As brincadeiras antigas continuam sendo populares. Isso porque estamos em uma época de brinquedos da moda ou super tecnológicos.

    Em outras palavras, os pequenos se interessam e muito pela socialização com outras crianças. E nada melhor do que brincadeiras clássicas para reunir a criançada. Podemos citar, por exemplo, algumas como Amarelinha, Pega Pega ou Esconde-Esconde.

    E o melhor de tudo: essas atividades, junto com parlendas (textos que são recitados com ritmo) ajudam no desenvolvimento da criança.

    “Nas brincadeiras clássicas a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes que envolvem a imaginação, atenção, socialização e auxiliam no seu desenvolvimento. Além disso, trabalha força, equilíbrio e coordenação motora”, comenta Giuliano Carioca, CEO da YouPlay.

    Quando a criança brinca de amarelinha conta as casas para pular e trabalha a coordenação motora pulando em um pé só.

    Já com elefantinho colorido é possível trabalhar as cores. Vampiro Vampirão, por exemplo, trabalha as horas. Assim, as crianças se divertem, gastam energia e fazem amizades.

    Por isso as brincadeiras são tão divertidas que até mesmo os adultos que muitas vezes decidem participar.

    “Na YouPlay nossa preocupação vai além da Diversão, acreditamos que as brincadeiras têm papel fundamental no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado e de domínio social da criança, pois exercitam a mente, o desenvolvimento da linguagem e de hábitos sociais”, explica Giuliano Carioca.

    Brincadeiras e muitos aprendizado

    Além de tradicionais, as brincadeiras antigas proporcionam muitos benefícios para a saúde. E falamos aqui de trabalhar corpo e mente. E acima de tudo: as brincadeiras são simples, sem custos e em qualquer lugar.

    Vamos falar um pouco de algumas destas brincadeiras:

    Amarelinha

    Nesta brincadeira que passa de mãe/pai para filhos é preciso seguir uma sequência numérica. Com isso a criança trabalha o raciocínio lógico e reforçar o conhecimento para escrever os números.

    A brincadeira trabalha ainda a coordenação motora, agilidade, força, concentração e equilíbrio. Popular em todas as regiões do país, também é conhecida como maré, sapata, avião, academia ou macaca.

    Vampiro Vampirão

    Eis uma brincadeira que trabalha também o raciocínio lógico com números, posicionamento e a linguagem. Exercita ainda a agilidade, força e equilíbrio, já que as crianças precisam correr para tentar escapar da criança escolhida como “vampirão”.

    Elefantinho Colorido

    Aqui a criança exercita a percepção visual, levando em conta a identificação de cores. Além de também servir como exercício físico, já que as crianças precisam correr e evitar ser pego por quem é selecionado como líder.

    Banner Comportamento

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui