Ainda dá tempo de estudar para o Enem 2019?

Enem 2019
Foto: Matthew Henry do Burst

Faltando menos de 30 dias para o Enem pode começar a bater o desespero.

Mais de seis milhões de pessoas estão inscritas para a edição do Enem 2019, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Como a disputa será muito forte, cada ponto faz toda a diferença.

E a menos de 30 dias das provas você “tá” como? Preparado, com tudo na ponta da língua? Desesperado porque não consegue absorver nada?

Mas afinal, ainda dá tempo de estudar? De acordo com Roberto Pupim Dalpino, da Dalpino Educacional, sim, dá tempo. “Agora não é hora de desespero. Nessa reta final, é importante estudar de maneira estratégica para conseguir um bom resultado no exame”, afirma Dalpino.

Teoricamente a preparação já deveria ter começado meses atrás. Isso porque são cobradas as matérias aprendidas durante todo o ensino médio. Então não dá para estudar dois meses e encarar a prova. A dica do especialista é o aluno focar nas disciplinas que ele domina para garantir uma boa pontuação nas matérias que ele já sabe.

Outra dica importante, quando chegar o dia do Enem é começar a prova pelo que você tem mais facilidade: assim você já elimina diversas questões e fica com mais tempo para responder aquelas que são mais difíceis.

Tensão x rendimento

O período Enem pode ser tenso para o aluno e a família. Bate a insegurança, o nervosismo e o medo de não conseguir. A família pode dar apoio emocional, afetivo e material.

Tudo isso pode ajudar o jovem, que se vê desafiado, num momento tão importante de sua carreira. Porém, é importante que um clima saudável e acolhedor seja construído ao longo dos anos.

Muitas vezes o aluno está preparado para o momento da prova, tem conhecimento, porém a insegurança e falta de autoconfiança trazem resultados negativos, desequilibrando-o totalmente e aumentando a ansiedade. “Quando ele pratica atividades que ampliam a sua consciência, o estresse passará com mais facilidade, colocando-o em condições de superar as barreiras do nervosismo com mais tranquilidade. Isso demonstra maturidade”, explica a psicóloga Sandra Tambara.

E a frustração de não conseguir atingir a nota necessária ou esperada? A frustração é importante e necessária.

Lidar com a frustração e a reprovação é função da autoestima. O tempo todo estamos expostos a essas situações e às emoções negativas.

Jovens com a autoestima equilibrada enfrentam melhor esses desafios, se comparados com aqueles que possuem a auto-estima elevada demais. “O jovem com a auto-estima muito elevada acaba se sentindo um super herói acima de tudo e de todos. Já aqueles que se subestimam, não se valorizam e trazem um certo complexo de inferioridade”, conclui Sandra.

Dicas

Nessa reta final, confira as dicas do especialista da Dalpino Educacional para aproveitar ao máximo o tempo restante e fazer uma boa prova:

1 – Disciplina: esse é o momento de levar a sério seu cronograma de estudos e o ideal é que ele esteja adaptado ao tempo que falta para a prova.

2 – Resumos: o hábito de escrever o conteúdo aprendido é um método praticamente infalível para compreender a matéria. Faça resumos das partes mais importantes daquilo que você estudou, isso ajuda muito para memorizar as informações.

3 – Simulados: faça questões das provas anteriores e, se possível, tente imitar a situação que você encontrará na prova. Tente realizar todas as questões dentro do tempo determinado, assim já é possível controlar os minutos necessários para cada questão e não ter nenhuma surpresa na hora do exame.

4 – Acompanhe as notícias: essa dica é fundamental principalmente para a redação porque, geralmente, são cobrados assuntos relacionados a questões culturais, sociais e políticas da atualidade. Por isso, fique antenado para acontecimentos recentes do Brasil e do mundo. O conhecimento de mundo é tão importante quanto saber a teoria!

5 – Cuide de você: ter seriedade com os estudos é importante, mas lembre-se que o ENEM é a maratona dos vestibulares. Um jovem cansado fisicamente e mentalmente pode ter o desempenho comprometido na hora da prova. Tire um tempo para ficar com a família e os amigos e faça atividades que lhe tragam prazer. Além disso, tenha uma alimentação saudável e reserve uma hora do seu dia para fazer alguma atividade física, tudo isso contribui para se sair bem nos dias das provas.

Quer saber o calendário completo do Enem para não perder nenhuma data? Confira aqui neste link ou no banner do lado direito do site.

Acompanhe também as notícias do Maternidade Moderna no Facebook e no Instagram.

Voltar a página inicial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui