Acne na gestação: veja as dicas para cuidar da pele

Acne durante a gestação
Foto criada v.ivash - www.freepik.com

Durante a gestação o corpo das mulheres é afetado pelas alterações hormonais e metabólicas. Uma dessas alterações é a acne, doença de pele que pode afetar muitas gestantes.

Um exemplo é a Youtuber Virginia Fonseca, que está no primeiro trimestre da gravidez, e postou um vídeo mostrando sua pele cheia de espinhas. A cantora Marília Mendonça mostrou para seus fãs que sofreu muito com espinhas durante a gravidez. 

“Os estudos científicos já realizados em gestantes mostram que os principais preditores de acne na gestação podem ser encontrados no histórico médico de cada paciente, sendo que os mais importantes são: história pessoal de acne, aumento de pelos corporais, irregularidade nos ciclos menstruais e calvície feminina”, explica a Dermatologista especialista em Estética, Dra. Nádia Bavoso

Nesse período a limitação de produtos permitidos para as gestantes é grande, mas nem tudo está perdido. Confira as dicas da Dra. Nádia para ajudar a controlar a acne:

  • lave o rosto apenas com sabonetes próprios para acne, sem ácido salicílico
  • esfolie o rosto uma vez por semana com esfoliantes bem suaves; 
  • use cremes antiacne que tenham ácido azeláico, ácido glicólico com concentração até 10% e outros alfahidroxiácidos na sua composição; 
  • faça limpeza de pele regularmente com um profissional experiente e sempre se certifique que ele está usando produtos adequados para esse período; 
  • pode fazer peeling de ácido mandélico. Cuidado: os peelings químicos com ácidos retinoico e salicílico são vetados!

“E, meu último conselho: paciência! Eu sei que a acne causa desconforto na pele e mexe com a autoestima, ainda mais nesse período tão delicado, mas nunca use produtos ou faça procedimentos contraindicados. Não coloque a saúde do bebê em risco, pois isso passa e o mais importante é gerar a vida”, completa a dermatologista.

Siga o Maternidade Moderna também nas redes sociais

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Veja também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui